A abordagem não medicamentosa é sempre a primeira opção para o controle adequado da pressão arterial: muita gente subestima, mas a verdade é que a prática regular de atividades físicas, aliada à uma alimentação balanceada faz toda a diferença em muitos casos.
E, nesse contexto, vale a pena destacar a dieta DASH, uma abordagem nutricional planejada com o objetivo de reduzir a pressão arterial.
A Dieta DASH (a sigla em inglês para Dietary Approaches to Stop Hypertension) tem se destacado como uma estratégia confiável e respaldada pela ciência para promover a saúde cardiovascular, veja, de forma resumida, no que ela consiste:
O Que é a Dieta DASH?
A Dieta DASH é um plano alimentar que enfatiza o consumo de nutrientes conhecidos por seus benefícios à saúde cardiovascular e se baseia em uma combinação equilibrada de alimentos que são naturalmente ricos em potássio, cálcio, magnésio e fibras.
A abordagem nutricional da DASH também incentiva a redução do sódio na alimentação, o que é fundamental para a regulação da pressão arterial.
Benefícios da Dieta DASH no Controle da Hipertensão
Redução da pressão arterialA dieta DASH é cientificamente reconhecida por sua capacidade de reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão. Ela promove a dilatação dos vasos sanguíneos, o equilíbrio eletrolítico e a redução da retenção de líquidos, contribuindo para níveis saudáveis de pressão arterial.
Saúde do coração Ao priorizar alimentos ricos em fibras, antioxidantes e nutrientes essenciais, a dieta DASH ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas, derrames e outras complicações relacionadas.
Controle do pesoA ênfase em alimentos integrais e nutritivos auxilia no controle do peso corporal, o que é importante para a saúde do coração e para reduzir o risco de desenvolver hipertensão.
Melhoria na sensibilidade à insulina A dieta DASH pode contribuir para melhorar a sensibilidade à insulina, auxiliando no controle dos níveis de açúcar no sangue e reduzindo o risco de diabetes tipo 2.
Veja orientações básicas para optar pela dieta DASH:
Indicações diárias ou semanais de porções de alimentos da dieta Dash:
- Grãos integrais: 6 a 8 porções por dia
- Carnes magras, aves e peixes: 1,5 a 2,5 por dia
- Frutas: 4 a 5 porções por dia
- Vegetais: 4 a 5 porções por dia
- Laticínios com pouca gordura: 2 a 3 porções por dia
- Oleaginosas, sementes e leguminosas: 4 a 5 por semana
- Gorduras boas: 2 a 3 porções por dia
No supermercado, opte por esses alimentos:
- Escolha alimentos que possuam pouca gordura saturada, colesterol e gordura total. Por exemplo: carne magra, aves e peixes, utilizando-os em pequena quantidade
- Opte por alimentos integrais como pão, cereais e massas integrais ou de trigo integral
- Utilize margarina light e óleos vegetais insaturados (como azeite, soja, milho, canola)
O que evitar e reduzir na Dash
- Reduzir a adição de gorduras;
- Evitar a adição de sal aos alimentos
- Evitar embutidos, macarrão instantâneo, conservas e enlatados
- Evitar molhos de tomate industrializados, molho de soja e caldos prontos
- Evitar biscoitos recheados, salgadinhos de milho, além de produtos industrializados
- Diminuir ou evitar a o consumo de doces e bebidas açucaradas como sucos de caixinha e refrigerantes
- Diminuir a quantidade de carne vermelha durante a semana
- Diminuir o consumo de bebida alcoólica
É importante reforçar que, em casos de hipertensão arterial, você deve fazer o acompanhamento clínico com o seu médico: ele vai passar orientações individualizadas para você e, nos casos em que a abordagem não medicamentosa são surtir os efeitos esperados para o controle de sua pressão arterial, ele pode indicar uma nova abordagem com a finalidade de conseguir esse controle.