Iniciar uma nova rotina de atividades físicas exige um esforço maior de todo o organismo e, por conseguinte, gera uma série de mudanças metabólicas. E isso pode ser um problema para indivíduos que apresentam alguma condição ainda não diagnosticada.
Exatamente por esse motivo o Conselho Federal de Medicina e diversas outras entidades médicas recomendam realizar o check-up médico antes de iniciar uma nova prática regular de exercícios, ok?
Essa avaliação médica é importante para detectar quaisquer fatores de risco, sinais ou sintomas que possam indicar problemas de saúde e, dessa forma, representar um risco adicional na prática de exercícios.
A avaliação cardiovascular é ainda mais importante
O coração, nunca é demais lembrar, é um dos órgãos mais exigidos na prática de atividade física, portanto essa avaliação, preferencialmente, deve ser feita pelo médico cardiologista.
Esse especialista, além da avaliação clínica, pode pedir exames cardiológicos específicos para garantir que você está apto a fazer exercícios e não corre perigo de sofrer algum evento adverso quando estiver praticando esportes.
Quem deve fazer o check-up antes de iniciar atividades físicas?
Considero que todos, mesmo os mais jovens, irão se beneficiar dessa avaliação para praticar esportes com mais segurança e tranquilidade, mas elas são particularmente indicadas nos seguintes casos:
. Indivíduos acima de 40 anos
. Indivíduos com menos de 40 com fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, tabagismo, obesidade, alto nível de estresse e histórico de doença cardíaca em parentes de primeiro grau.
Como é feita essa avaliação?
Como dito acima, o especialista vai realizar a avaliação clínica e requisitar exames complementares para monitorar de perto sua saúde. Os exames que ele irá requisitar irão depender da avaliação e do seu histórico, mas geralmente incluem métodos importantes para avaliar a saúde do seu coração, tais como: eletrocardiograma, teste ergométrico e o ecocardiograma com doppler (que é o ultrassom do coração).
Esses exames conseguem detectar alterações congênitas que podem colocar a pessoa em risco durante a realização de esforço físico.
Portanto, fica a dica: consulte o seu cardiologista antes de se inscrever na academia, ok?