O sopro cardíaco é uma condição relativamente comum que pode ser detectada durante a avaliação clínica, quando auscultamos o coração. É um "achado" que assusta o paciente em um primeiro momento, mas que muitas vezes é absolutamente inofensivo, por isso resolvi abordar o assunto nesse texto.
Existem dois tipos de sopro: o funcional e o patológico.
O termo "sopro funcional" refere-se a um fenômeno comum (especialmente em crianças e adolescentes) e geralmente inofensivo.
Ao contrário dos sopros causados por problemas estruturais, o sopro funcional não está relacionado a defeitos anatômicos no coração, sendo geralmente decorrente de alguma outra condição, sem relação com problemas cardíacos, tais como febre, anemia, ou até mesmo surgir após a prática de uma atividade física.
Vale reforçar que, apesar de não requerer tratamento, em alguns casos pode ser necessário a realização de exames complementares de imagem para confirmar a ausência de problemas estruturais.
Sopro patológico
Ao contrário do sopro funcional, esse tipo de achado (menos frequente) no exame clínico tem uma condição cardíaca como causa subjacente e, portanto, precisa de monitoramento próximo do especialista.
Dentre as condições que podem causar o sopro funcional podemos citar:
Defeitos Congênitos:
Alguns sopros cardíacos estão presentes desde o nascimento e podem resultar de defeitos estruturais no coração.
Valvulopatias:
Anormalidades nas válvulas cardíacas, como estreitamento (estenose) ou vazamento (insuficiência), podem causar sopro cardíaco.
Febre Reumática:
Em casos raros, a febre reumática pode levar a danos nas válvulas cardíacas, resultando em sopros.
Doenças Cardíacas Adquiridas:
Doenças cardíacas adquiridas, como endocardite (infecção das válvulas cardíacas), podem contribuir para o desenvolvimento de sopros.
Diagnóstico e avaliação:
Se um sopro cardíaco for suspeito, seu cardiologista realizará uma avaliação completa, que pode incluir exames de imagem, como ecocardiograma, para avaliar a estrutura e o funcionamento do coração
Após essa investigação ele irá propor o tratamento apropriado.
Fique em dia com suas consultas médicas: esses simples cuidado, possibilita com que você detecte alterações antes mesmo do surgimento dos sintomas, o que sempre favorece o seu prognóstico.