Taquicardia e ansiedade são duas condições bastante comuns e que podem causar um mesmo sintoma: o aumento na frequência cardíaca e, exatamente por isso, podem causar muita confusão sobre, afinal de contas, o que está deixando o coração mais acelerado?
Porém, antes de falar sobre sinais que podem ajudar você a diferenciar, faço um breve resumo dessas condições:
O que é a taquicardia?
A taquicardia refere-se a uma frequência cardíaca anormalmente rápida, geralmente acima de 100 batimentos por minuto em repouso. Pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo problemas cardíacos, distúrbios no ritmo cardíaco, febre, anemia, desidratação ou até mesmo o uso de certos medicamentos.
Trata-se de uma condição médica que deve ser diagnosticada e tratada por um especialista em cardiologia, especialmente se for recorrente e associada a outros sintomas, como tontura, falta de ar, dor no peito ou desmaios.
O que é ansiedade?
A ansiedade é uma resposta natural do corpo ao estresse e às situações de perigo percebido: quando estamos ansiosos, o organismo libera hormônios do estresse, como a adrenalina, que podem acelerar a frequência cardíaca. Essa resposta é uma parte importante do nosso mecanismo de sobrevivência e geralmente não é prejudicial em situações de curto prazo.
No entanto, a ansiedade crônica ou transtornos de ansiedade podem levar a um aumento frequente na frequência cardíaca além de outros sintomas físicos e emocionais, motivo pelo qual também devem ser reportadas ao seu médico.
Diferenciando taquicardia de ansiedade:
Início
A taquicardia muitas vezes começa de repente e sem uma causa aparente, enquanto a ansiedade está geralmente relacionada a situações estressantes ou preocupações específicas.
Duração
A taquicardia pode ser persistente ou intermitente, e seus episódios podem durar minutos a horas. A ansiedade geralmente diminui quando a situação estressante passa ou quando você encontra maneiras de acalmar a si mesmo.
Sintomas associados
A taquicardia frequentemente é acompanhada de sintomas como dor no peito, tontura, desmaios, sudorese excessiva e falta de ar. A ansiedade, por outro lado, pode estar ligada a sensações de apreensão, tensão muscular, tremores e preocupações excessivas.
Histórico médico
Se você tem um histórico de problemas cardíacos ou condições de ritmo cardíaco anormais, é mais provável que a taquicardia seja a causa. Pessoas com um histórico de transtornos de ansiedade estão mais inclinadas a experimentar episódios relacionados à ansiedade.
Quando procurar ajuda médica:
Em ambos os casos - sobretudo se os sintomas de coração acelerado forem recorrentes - é importante conversar com o seu médico. Ele vai identificar a origem do problema e, feito isso, fazer o encaminhamento ao especialista indicado.
O cardiologista, além da avaliação clínica, pode requisitar exames (como eletrocardiograma ou Holter 24hs), para avaliar seu ritmo cardíaco.
Por outro lado, se a causa da sua aceleração cardíaca for emocional, um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a desenvolver estratégias de gerenciamento e, se necessário, considerar terapia ou medicação.
Lembre-se de que a busca de ajuda médica é fundamental para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Seja qual for a causa, sua saúde cardiovascular e emocional são igualmente importantes e devem ser cuidadas, ok?