Uma boa saúde começa na mesa, com uma alimentação balanceada e que traga os nutrientes que nosso organismo precisa para se manter fortalecido e trabalhar melhor, por isso hábitos alimentares saudáveis representam um ponto importante para médicos que façam o acompanhamento clínico de seus pacientes.
Um desses nutrientes que precisa ser incorporado nas refeições é a vitamina K2, veja porque:
A vitamina K2 é conhecida por sua capacidade de ativar proteínas que desempenham um papel crucial na regulação do cálcio no organismo. Uma dessas é a osteocalcina, que ajuda a direcionar o cálcio para os ossos, fortalecendo sua saúde óssea.
Além dela, a vitamina K2 atua na proteína denominada MGP (matrix Gla-protein), que tem um papel crucial na prevenção da calcificação das artérias e é exatamente em função dessa ação que ela também desempenha importante papel nos cuidados com a saúde vascular.
A calcificação das artérias, ou aterosclerose, é um processo no qual depósitos de cálcio se acumulam nas paredes das artérias, levando ao estreitamento e endurecimento destes vasos sanguíneos, o que pode aumentar significativamente o risco de doenças cardíacas, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).
Estudos científicos têm demonstrado consistentemente a associação entre níveis adequados de vitamina K2 e um menor risco de doenças cardiovasculares: em recente artigo publicado no Journal of Nutrition, pesquisadores concluíram que uma maior ingestão de vitamina K2 estava associada a um risco significativamente reduzido de calcificação das artérias e doença coronariana.
Fontes alimentares ricas em vitamina K2 incluem produtos fermentados, como queijo natto, gema de ovo e fígado. No entanto, muitas pessoas podem não consumir o suficiente desses alimentos em suas dietas diárias, o que pode resultar em deficiência de vitamina K2.
Exatamente por isso, em alguns casos a suplementação pode ser indicada (sempre sob orientação médica; o especialista vai avaliar suas taxas e, se for o caso, indicar a suplementação em doses individualizadas).
Lembre-se: visitar regularmente seu médico ajuda você garantir uma alimentação que garanta a ingestão adequada dos nutrientes que precisa para viver mais e melhor.